Cadeira de escritório: 6 dicas para fazer a melhor opção!
Com a pandemia, mudamos completamente a maneira de nos de conectar com o mundo e, principalmente, de trabalhar. Muitas empresas adotaram o regime remoto, e o home office cresceu em todo o mundo. Dessa forma, foi preciso investir em móveis e acessórios próprios para garantir a produtividade e o conforto no dia a dia corporativo. A cadeira de escritório é, sem dúvida, um dos itens primordiais nessa lista.
Majoritariamente, os colaboradores passam diversas horas por dia sentados trabalhando. Portanto, é fundamental ter cuidado para escolher uma cadeira adequada a essa função, priorizando fatores que vão além de marca e preço, como bem-estar, ergonomia e conforto
Para ajudar você nessa procura, separamos 6 dicas que vão ajudar na escolha e garantir que você encontre a melhor opção de cadeira de escritório para seu dia a dia, seja na empresa ou em casa. Continue lendo e conheça cada uma delas!
Cadeira de escritório: a importância dos móveis ergonômicos
Os móveis ergonômicos refletem no conforto e na saúde dos usuários. A cadeira ergonômica permite que a pessoa fique sentada em uma posição adequada e agradável durante todo o tempo de trabalho, sem sofrer com dores na coluna e incômodos no corpo. Além disso, é preciso que ela atenda aos requisitos mínimos da NR17 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho no Brasil), garantindo prevenção de lesões e dores.
Um dos benefícios é que ela diminui potencialmente os riscos de doenças como Dort (Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) e LER (Lesões Repetitivas). Outro ponto importante é que essa cadeira precisa se adequar a biotipos diferentes, por meio de recursos que garantam uma posição adequada.
É preciso ficar de olho em algumas características predominantes, como:
- assento confortável, com giro 360 graus;
- encosto ergonômico;
- estabilidade;
- laudo ergonômico;
- regulagem de altura do encosto;
- regulagem de altura e largura dos braços;
- regulagem de profundidade de encosto;
- rodízios;
- suporte para lombar.
É fundamental que sua cadeira de escritório permita que você se sente em uma posição correta, evitando stress na coluna. Saiba que esse item também ajuda a estimular a criatividade e permite que o indivíduo fique com mais foco e produtividade durante o dia de trabalho.
Dicas para escolher a melhor cadeira de escritório
Bom, agora que você entendeu o que é uma cadeira ergonômica e a importância desse item para o seu dia a dia, chegou a hora de conhecer as 6 principais dicas para fazer a escolha perfeita para a sua rotina.
1. Ergonomia
As principais características para serem avaliadas na hora da compra são o conforto e a ergonomia da cadeira. Ela pode ser bonita, mas não pode provocar dores na lombar ou causar problemas no corpo durante o uso. Uma cadeira que não seja certificada pode contribuir para o surgimento de lesões na cervical, joelhos, ombros e até mesmo tendinite do punho.
Na prática, os pés precisam chegar até o chão por completo, e a postura deve ficar reta durante o dia, para evitar dores. O encosto deve ser ajustável, e a angulação dos cotovelos deve ser mantida em 90º graus em direção à mesa, com encosto para braço para exigir menos esforço dos músculos e não prejudicar a coluna.
2. Encosto
Como vimos no item anterior, é preciso investir em uma cadeira confortável e que tenha um bom encosto para sustentação da coluna. Isso significa que ela precisa de um encosto alto, que vá da cintura até os ombros. Se você sofre com dores na nuca ou no pescoço, um suporte ainda mais alto para apoio da cabeça pode ser fundamental.
A cadeira Paris, da Flexform, é uma opção excelente com encosto mais alto, além de que ela é desenvolvida especialmente para destacar os mínimos detalhes do revestimento, com base giratória em alumínio polido e respeitando todos os itens de ergonomia, sendo uma cadeira certificada de alto padrão.
3. Braços
Outro ponto para ficar de olho é o apoio dos braços. Para quem usa a cadeira de escritório para trabalhar por longos períodos, o ideal é que exista um apoio para essa região do corpo, fazendo com que o item seja ainda mais ergonômico, funcional e confortável.
4. Inclinação
Mesmo com as dicas para escolher uma cadeira de escritório ideal, ficar em uma única posição por várias horas é prejudicial à saúde. Por isso, sempre que possível, levante-se de tempos em tempos para fazer algum alongamento para coluna, tornozelos e pulsos.
No entanto, pode ser que isso não seja possível, então a dica é ficar de olho nos modelos de cadeira que contam com a função inclinação, uma característica que permite que você alongue a coluna sem a necessidade de se levantar para isso.
5. Regulagem
A regulagem da cadeira de escritório também é um aspecto fundamental na hora da compra, já que esse mecanismo faz com que diversas pessoas, de corpos distintos, possam usar a mesma cadeira.
Para regular a cadeira de seu escritório de forma correta, basta regular a altura de modo que os joelhos formem um ângulo de 90°, com os pés tocando completamente o chão e os olhos na altura do monitor, sem olhar para baixo ou para cima.
6. Componentes e material
A qualidade dos componentes também merece uma atenção especial. Não se deixe levar por aparências e observe atentamente a robustez dos componentes, peso, espessuras das chapas usadas e outras características técnicas do móvel. Se possível, procure sentar e experimentar o modelo, avaliando a resistência do encosto e observando a base giratória. Esses são aspetos fundamentais para a durabilidade.
Da mesma forma, é preciso prestar atenção no material da cadeira escolhida. A densidade da espuma usada na produção é algo importante, já que é essencial que o assento seja confortável. Espumas com baixa densidade (laminadas) tendem a ser mais macias, mas são mais propensas a deformações. Já as com maior densidade (injetadas) garantem um efeito melhor na ergonomia do item.
Deu para perceber que as dicas citadas acima envolvem o processo de criação da cadeira e a qualidade ofertada. Por isso, é fundamental adquirir uma cadeira de escritório de fabricantes bem conceituados no mercado e com expertise no assunto. Aqui Mychair é possível tirar todas as dúvidas com nossos especialistas e garantir os melhores modelos fabricados peka Flexform, no Brasil
Compare as opções de cadeiras mais vendidas da Flexform. Assim, você conhece alguns dos modelos que esperam por você e pode acertar em cheio na compra!
Deixe um comentário