/> />

Como usar papel de parede para escritório: confira!

Para quem é autônomo ou trabalha em home office, a sua casa passa a ser seu escritório. Por isso, é importante pensar em maneiras de identificar esse espaço e torná-lo agradável para você trabalhar.

Sendo assim, vale a pena investir no papel de parede para escritório. Afinal, além de existirem muitas opções no mercado e de ser fácil de usar, ele ajuda na decoração e separa esse ambiente do resto da casa.

Neste post, confira os aspectos mais importantes para você saber usar o papel de parede. Além disso, veja como aplicá-lo. Boa leitura!

Afinal, como usar papel de parede para escritório?

Em vez de usar tintas, o papel de parede é uma ótima solução para você mudar o visual do cômodo, sem muito trabalho. Afinal, é possível utilizá-lo tanto em uma parede quanto no cômodo inteiro. Mas, para fazer uma boa escolha para seu escritório, vale a pena seguir algumas dicas. Confira a seguir!

Entenda o que você busca com a decoração

O uso do papel de parede para escritório pode servir para duas coisas: tanto para influenciar você durante o trabalho quanto para transmitir uma sensação com aquele ambiente. Nesse sentido, é preciso ter em mente a sua intenção com aquela decoração.

Por exemplo, se você procura um espaço clean, onde possa se concentrar, certas combinações de cores mais sóbrias podem ser ideais. Por isso, papéis de parede mais escuros, padrões mais simples e até formas geométricas são interessantes. Já para ambientes estimulantes e criativos, opções com desenhos diferentes, paisagens e cores mais vivas são boas escolhas.

Escolha uma cor que combine com os móveis

É importante considerar que no escritório existem outros móveis. Portanto, é essencial considerá-los na hora de escolher seu papel de parede. Assim, é possível evitar ambientes pesados ou monocromáticos.

Por exemplo, se seu escritório tem armários e estantes embutidas de madeira, além daquela bela mesa de mogno e uma cadeira de presidente, usar um papel de parede escuro pode deixar o ambiente pesado e muito sério. Por isso, vale o equilíbrio com cores mais claras e estampas simples, para resultar em um espaço aconchegante.

O contrário também é válido. Se nesse cômodo predominam móveis brancos, papéis de paredes claros podem ser escolhas difíceis, especialmente se refletirem demais a luz. Nesse caso, tente quebrar a uniformidade com outras cores, mesmo suaves, como azul-claro, rosa e amarelo.

Pense na decoração se o ambiente for multiuso

A escolha do papel de parede para escritório também passa por considerar a funcionalidade do quarto. Isso porque talvez você não tenha um escritório só para isso, podendo ter que montá-lo em seu quarto, sala de estar ou mesmo no corredor.

Nesse sentido, a decoração também deve combinar com os outros espaços e móveis, a fim de deixar o ambiente mais integrado e harmônico. Aliás, isso é importante porque, se o ambiente é compartilhado, é necessário deixar as outras pessoas confortáveis.

Já no caso de o escritório ficar em seu quarto de dormir, apostar em cores vibrantes demais nos papéis de parede pode até atrapalhar o seu sono.

Considere o seu estilo

Você vai ver muitos papéis de parede para comprar, mas precisa ter certeza de que gosta do que escolher. Por isso, é importante considerar o seu estilo e não só o que está na moda, ou é comumente usado em determinados ambientes.

Por exemplo, no estilo de decoração industrial, papéis de parede de tijolos são bastante populares. Porém, se você não gosta dele, pode escolher outros padrões. Aliás, nesse caso, até os metalizados garantem um visual mais elegante.

Tenha cuidado com as estampas e os padrões

Outro aspecto relevante é ter cuidado com estampas e padrões. Isso porque, quando você analisa apenas uma amostra, o papel de parede pode parecer lindo. Porém, colocar na parede inteira a repetição de um símbolo ou padrão, como as listras, pode deixar o visual cansativo e até ruim de olhar.

Sendo assim, leve em conta o conjunto para decidir. Além disso, tome cuidado em um caso específico: se você não for usar o papel em muitas paredes, apenas na que é mais próxima de sua mesa de trabalho, garanta que ele tenha estampas maiores. Assim, fica mais harmonioso.

Saia do comum

O papel de parede que imita madeira, que dá a impressão de uma selva na parede ou, ainda, que forma um mapa-múndi em tamanho grande são opções que você encontra para variar a decoração. Vale a pena considerá-las para escolher algo diferente e que torne o seu espaço único.

Como colocar o papel de parede para escritório?

Depois das dicas para saber qual papel de parede para escritório é o ideal, você precisa ter atenção ao processo de instalação. Nesse caso, é importante seguir as instruções do fabricante, mas, no geral, os passos são os seguintes:

  • limpe a parede e nunca instale o papel onde há mofo e infiltrações;
  • meça a parede pensando na instalação vertical e considerando tomadas e interruptores;
  • corte o papel deixando uma margem de 5 cm em cima e em baixo;
  • passe a cola específica no papel;
  • aplique o papel de cima para baixo e retire as bolhas com uma escova.

Depois, é só manter o papel limpo, tomando cuidado para não usar produtos abrasivos na limpeza. Se não for lavável, use no máximo um pano limpo, passando por toda a extensão do papel, ou um aspirador de pó ou espanador.

Já se for lavável, use detergente neutro e água morna, aplicando primeiro em uma área teste e secando com um pano. Se não manchar, realize o mesmo processo nas outras partes.

O papel de parede para escritório é uma ótima aquisição para quem trabalha em home office ou tem escritório em casa. Com estampas variadas e diversos tipos de aplicação, existe mais de uma opção para todos os estilos. Por isso, vale a pena considerar as dicas que passamos para você acertar na escolha do seu.

Além disso, também é preciso ter bastante cuidado na hora da aplicação, para que o material não estrague. Depois, é só fazer a limpeza correta, quando ele estiver sujo, para deixar o seu escritório sempre bonito.

Gostou do post? Conheça também as tendências de móveis para escritório que vão dar um up no seu espaço!

Deixe um comentário