Geometria na arquitetura
Geometria na arquitetura: descubra como aplicar nos ambientes
Muito além da matemática, a geometria consegue inspirar formatos, estampas e o design de vários objetos do cotidiano. Ela é capaz de ampliar e dar muito mais personalidade a um espaço, se inserida de forma correta. Pensando em decoração, as formas geométricas estão presentes em peças, revestimento, mobiliários e pinturas, contrastando cores e linhas de uma forma única e exclusiva.
Engana-se quem pensa que a geometria na arquitetura é uma tendência com hora para acabar. Ela é atemporal, sendo marca registrada de vários ambientes contemporâneos, sem limite para a criação, até mesmo de forma simples, no estilo “faça você mesmo”, com um resultado encantador.
Inovar e variar na hora de decorar é um dos propósitos dessa técnica que possibilita diversas opções e pode ser aplicada em qualquer lugar da casa, seja em objetos, seja em móveis e paredes. Para isso, separamos algumas dicas para que você consiga incluir e aplicar a geometria na arquitetura da sua casa e deixar o espaço inconfundível. Acompanhe!
Geometria na arquitetura: como incluir na decoração
A geometria na decoração é um símbolo de modernidade, criando ambientes repletos de estilo e personalidade. Ela pode estar no piso, no revestimento da parede, em acessórios de décor e em formas estampadas nas próprias paredes.
Usar não somente quadrados e retângulos, mas também polígonos, hexágonos, triângulos e outras formas, é uma ótima maneira de criar espaços diferenciados e cheios de charme. Com bom senso e as nossas dicas, é possível aplicar formas em vários cômodos da casa. Por exemplo: para uma decoração mais neutra, apostar no minimalismo é uma boa pedida. Já para espaços mais despojados, investir no colorido, mesclando formas e mobiliário, é o ideal.
Outra aposta em alta são os azulejos em formato de prisma, que imprimem muita personalidade e criam um toque diferenciado e futurista na casa. Quem deseja ficar apenas nos detalhes, pode apostar em padronagens pequenas que estampam abajures, móveis, almofadas e outros objetos decorativos.
Use papéis de parede
Uma excelente dica é investir em materiais de qualidade e fácil aplicação, que não comprometerão a técnica, como é o caso dos papéis de parede. Esse material consegue dar uma sensação de profundidade e amplitude ao ambiente, além de ser uma escolha muito mais em conta.
Se você procura neutralidade, use opções minimalistas com poucas cores. No entanto, para um ambiente mais despojado, usar papéis de parede coloridos e com formas irreverentes é uma boa maneira de acertar. Para expandir o espaço, use estampas em zigue-zague.
Crie composições com revestimento
Para um ar mais atraente e divertido em uma cozinha ou um banheiro, por exemplo, o revestimento cerâmico geométrico é uma opção bastante válida, já que é possível alternar entre cores de tons fortes e fracos, sem prejudicar o ambiente e a decoração. Ou, então, você pode usar cores neutras junto dos revestimentos, criando linhas para uma composição muito mais elegante.
Aproveite o mobiliário
São muitas variedades quando pensamos em mobiliário. Mesinhas, tecidos estampados, plantas, nichos geométricos, entre outros objetos que compõem muito bem e de forma sutil o ambiente, agregam geometria na arquitetura da casa. Ao mesmo tempo, é possível usar móveis mais marcantes que destacam o espaço. Formas multifacetadas, linhas curvas, entre outros, transmitem leveza de uma forma muito original, dando mais personalidade ao ambiente.
Procure itens com estampas
Quadros, tapetes, almofadas e obras de arte em geral são maneiras de adicionar geometria na decoração, sem perder o aspecto da casa. Estampas geométricas estão presentes em todos esses itens e são uma boa maneira de começar a combinar. Uma boa dica é usar estampas mais leves em um relevo em tom nude. Para não pesar muito na hora de incluir esses formatos na casa, aposte em opções clássicas e neutras, como o branco e preto, que garantem um ambiente requintado e elegante.
Dicas para não errar na aplicação
Agora que você já sabe como incluir a geometria na decoração da sua casa, separamos 5 dicas essenciais para não exagerar nos projetos e evitar erros na hora de criar aquele cantinho especial.
Pense no desenho que deseja incluir
Primeiro, você precisa ter certeza de que gosta de uma parede ou um cômodo com figuras geométricas. Depois, pense no desenho que você deseja incluir: uma parede com um mural ou, quem sabe, somente um único elemento geométrico?
Delimite o local que receberá as formas geométricas
Após entender o que você pretende adicionar dentro de casa, é hora de escolher o local que receberá o toque de geometria. Será a parede do quarto atrás da cama? Ou quem sabe a sala merece um nicho triangular para combinar com a decoração? O importante, no final, é criar uma composição que você goste e converse com sua personalidade.
Faça um rascunho
Quando você já sabe onde e como adicionar a geometria, seja em paredes ou objetos da casa, faça um esboço. Pode ser com lápis no próprio cômodo, no computador ou, até mesmo, em uma folha sulfite. Esse rascunho ajuda a criar uma ideia de como o resultado final ficará, permitindo deixar mais perceptível a harmonia entre todos os elementos.
Defina a paleta de cores
É muito importante definir a paleta de cores das formas geométricas que serão inseridas em casa. No caso de objetos decorativos, como nichos e móveis, tons neutros são bem-vindos. Já no caso de paredes e quadros, é fundamental avaliar a coloração do restante do cômodo, para não errar na combinação.
Não se esqueça das ferramentas
Antes de começar a aplicação, verifique se você tem todas as ferramentas em casa ou precisa comprar algo. Para traços retos, você pode usar, além de uma trena, uma régua com nível. Para móveis ou objetos penduradores, observe a necessidade de pregos ou parafusos específicos.
Deu para perceber que a aplicação de geometria na arquitetura tem inúmeras possibilidades e consegue adaptar-se à personalidade de cada um. Com um bom planejamento, os materiais corretos e as nossas dicas, você conseguirá criar ambientes extremamente incríveis e aconchegantes em casa, sem correr o risco de errar.
Que tal continuar a leitura e aprender mais sobre o layout de escritórios? Em outro artigo, nós falamos sobre o assunto e separamos 4 dicas para você não errar na hora de montar um espaço corporativo perfeito.
Deixe um comentário