/> />

Dicas para otimizar a rotina do seu tele trabalho

Fique de olhos nessas 10 dicas de como otimizar a rotina em home office

Devido ao avanço da pandemia e mesmo pós-quarentena, diversas empresas adotaram os trabalhos com a rotina home office. Dessa forma, as atividades que eram exclusivas dos escritórios também passaram a ser realizadas à distância, sendo na própria casa ou em outro local adequado.

No entanto, trabalhar de maneira remota pode não ser uma tarefa nada fácil se faltar organização, disciplina, foco, tempo para continuar sendo produtivo e ainda cuidado pelo bem-estar. Diante disso, é preciso ter alguns cuidados para que, mesmo longe do escritório, o desempenho não seja comprometido.

Para ajustar a sua rotina home office de maneira tranquila, confira 10 dicas que separamos!

1. Tenha uma cadeira confortável

Independentemente do local escolhido para trabalhar, é importante considerar os padrões de ergonomia para prevenir problemas de saúde e promover o bem-estar. Além de manter um distanciamento dos olhos até a tela do computador, cerca de 45 cm, o ideal é ter uma mesa e uma cadeira confortável.

Certamente, esse é o ambiente em que você passará a maior parte do tempo, então é preciso dar preferência por cadeiras ideais para rotina home office, como as da Mychair, que não afetam a postura durante horas de trabalho.

Há diversos modelos, desde as mais simples e tradicionais, até as com design mais confortáveis com estofados, encosto e apoio para os braços reguláveis e a praticidades das cadeiras giratórias.

2. Estabeleça metas para o trabalho home office

Mesmo atuando em um trabalho remoto é fundamental obter meios para otimizar o tempo e manter a produtividade. Em vista disso, estabelecer objetivos e metas diárias podem ajudar a conquistar um bom desempenho.

Para isso, utilize uma agenda, planner e até mesmo um programa de computador para lhe auxiliar nas tarefas que precisam ser cumpridas, assim como dificuldades, prazos, possíveis planos de ação e soluções. A cada período ou com o passar dos dias, revise, estipule e, se preciso, redefina as estratégias.

3. Evite interrupções

Para muitas pessoas o trabalho em home office ainda é uma novidade. Com isso, realizando os serviços do escritório em casa, é comum que os indivíduos que moram no mesmo ambiente queiram conversar.

Para evitar essas interrupções em um momento de trabalho, estabeleça limites para se dedicar a este propósito. Mantenha a disciplina e busque um local reservado para trabalhar, mostrando para as pessoas que precisará ficar indisponível durante esse tempo e que haverá outro momento para conversar.

Isso fará com que todos entendam a situação, pois embora seja tentador resistir, é essencial manter o desempenho para que a sua produtividade no trabalho não seja prejudicada.

4. Reserve um local exclusivo para trabalhar

Como o local do seu home office é em sua casa, não é bacana ocupar diversos ambientes para trabalhar, pois isso pode deixar o local carregado e tornar-se estressante. Nesse caso, vale a pena reservar uma área exclusiva para essa atividade e evitar as proximidades do rádio, televisão, celular, entre outros.

O ambiente escolhido deverá ser um local organizado, com uma iluminação adequada, livre de ruídos, para que possa separar a rotina que é da casa do trabalho. Isso irá contribuir para o seu rendimento e quando você terminar o expediente e sair desse cantinho reservado, poderá se desligar e relaxar.

5. Tenha uma boa conexão à internet

Para o trabalho remoto é necessário ter um bom serviço de internet, para evitar ter dores de cabeça desnecessárias devido à otimização do tempo. Nesse caso, é importante adquirir uma internet com estabilidade nas conexões e alta velocidade.

Já que essas são as condições que garantem o envio de arquivos com o cliente e a empresa, além de proporcionar uma boa comunicação.

6. Tenha horário de trabalho

Ter uma rotina e horários definidos para o trabalho ajuda a não misturar as obrigações da casa com a do serviço, além contribuir para que não seja interrompido e possa se adaptar com o home office.

Por isso, mantenha uma boa disciplina, estipule um horário para acordar, aproveitar o café da manhã, exercitar, tomar um banho relaxante, realizar os afazeres, trabalhar e almoçar.

Durante a jornada de trabalho realize pequenos intervalos, para alongar as pernas, ir ao banheiro ou tomar um café. Mas, cuidado, não extrapole esse período de descanso para sentar no sofá e ver TV.

7. Mantenha-se organizado

Alguns trabalhos não demandam apenas do uso do computador, mas lidar com papéis também. Em vista disso, a organização deve ser primordial na rotina home office, para facilitar as buscas por determinados documentos e ajudar as coisas fluírem melhor.

Os itens impressos devem ser mantidos em organização, sendo importante classificar, separar e guardar em arquivos. Já os registros em computador precisam ser salvos na HD, guardados em pastas por categorias ou até mesmo na nuvem, sem se esquecer de realizar o backup com frequência.

8. Troque de roupa

Assim como estabelecer um horário para o trabalho, também deve trocar de roupa. Isso porque essa rotina em se arrumar, organizar o ambiente e respeitar o horário faz toda diferença para quem deseja manter um bom desempenho e produtividade, já que o cenário ajuda o cérebro a entender como uma condição de trabalho.

Portanto, evite ao máximo permanecer de pijama e chinelos para trabalhar, mantenha a disciplina e se porte como estivesse realizando serviço em uma empresa.

9. Tenha as ferramentas e equipamentos necessários

Para trabalhar em home office é necessário ter ferramentas e equipamentos que irão ajudar a realizar as tarefas a distância. Isso inclui um lugar adequado, software, computador e internet de qualidade.

Desse modo, é possível ter acesso às informações e dados da empresa de maneira mais segura e ágil. Para manter a produtividade, vale a pena verificar os diversos aplicativos disponíveis no mercado, que facilitam as tarefas e alinham com as necessidades dos gestores.

10. Faça pausas regulares e movimente-se

Passar horas sentado, pode prejudicar a saúde e dispersar o foco das tarefas. Em vista disso, é necessário realizar algumas pausas para se movimentar e alongar. Dependendo de como organiza o horário de trabalho, dá até para estipular um intervalo para uma caminhada ou atividade física.

Como vimos, com a tecnologia aliada, a modalidade da rotina home office está cada vez mais presente na vida de muitos colaboradores. Por isso, vale a pena adotar essas dicas para se permitir trabalhar a distância, organizando o tempo e mantendo os momentos de descanso sem perder a produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe essa informação em suas redes sociais, para que outras pessoas também possam ter acesso a dicas interessantes como esta.

Laissez un commentaire