Marketing pessoal: como se destacar no tele trabalho
O tele trabalho tem se tornado uma opção muito comum por profissionais e empresas. Esse modelo de trabalho oferece diversas vantagens, como maior flexibilidade, otimização de tempo, conforto e qualidade de vida. Por outro lado, existem alguns desafios em trabalhar sozinho, ainda mais se você está acostumado com a rotina de trabalho fora de casa. A procrastinação, falta de organização e rotina bagunçada são algumas dessas dificuldades.
É por isso que o marketing pessoal é uma peça indispensável para profissionais em home office que desejam se destacar entre os demais, prospetar clientes e alavancar sua carreira. Abaixo, explicaremos um pouco sobre o que é marketing pessoal e as melhores formas de utilizar essas estratégias a seu favor. Acompanhe o texto!
O que é marketing pessoal?
Um pouco diferente do marketing tradicional que promove um produto ou uma empresa, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias usadas para promover a imagem de um profissional. Por meio de planejamentos e técnicas, essa promoção pessoal faz com que o profissional ganhe autoridade e se torne uma referência no assunto.
Ele é utilizado principalmente por freelancers e autônomos, já que eles precisam conquistar novos clientes com certa frequência. Mas também pode — e deve — ser utilizado por qualquer profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho, ainda mais quando o assunto é home office.
Quais as vantagens do marketing pessoal para a carreira?
Já dizia aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, trabalhar a sua imagem pessoal é um fator de extrema importância para obter sucesso profissional. Você pode fazer um trabalho excelente, mas para que receba o reconhecimento merecido, é necessário que o seu público-alvo saiba do seu desempenho.
Por isso, construir uma boa reputação ajudará você a conquistar a confiança de seus clientes e, assim, atingir os seus objetivos permanentemente, além de trazer outras vantagens como:
- atrair e fidelizar novos clientes;
- divulgar o seu trabalho;
- alavancar sua carreira;
- aumentar sua visibilidade e autoridade;
- mostrar o profissional que você é.
Como implementar o marketing pessoal no dia a dia?
Marketing é uma estratégia importante em qualquer negócio, mas na modalidade home office ele se torna algo indispensável. Para atrair clientes para o seu serviço ou produto, é necessário traçar estratégias e técnicas para melhorar sua visibilidade. A seguir, citaremos algumas ideias para implementar o marketing pessoal no seu dia a dia. Confira!
Organize sua rotina
De forma geral, você deve ter uma boa organização tanto no seu espaço de trabalho quanto em suas atividades. Um ambiente bagunçado, com itens espalhados e fora de ordem, causa uma sensação ruim que pode atrapalhar sua produtividade. Por isso, antes de utilizar qualquer técnica de marketing pessoal, é necessário organizar toda a sua vida.
Após organizar o seu ambiente de trabalho, é hora de organizar a sua rotina. Da mesma forma que cumprimos horários quando estamos trabalhando fora, devemos cumprir em home office também. Tenha hora para acordar, almoçar e descansar e faça os serviços domésticos somente após o seu horário de trabalho.
Uma ideia para manter sua rotina organizada é montar um cronograma personalizado de acordo com a sua realidade. Faça um checklist por ordem de prioridade com todas as tarefas que devem ser concluídas diariamente, estabelecendo horários e separando as atividades profissionais das pessoais. Dessa forma, fica mais fácil evitar distrações e procrastinação.
Cuide da sua imagem nas redes sociais
Hoje em dia, é impossível falar de marketing pessoal e não falar das redes sociais. Não adianta se preocupar em manter uma postura na vida real e no mundo virtual fazer o contrário. É por isso que para construir uma imagem coerente e que condiz com o seu histórico profissional, existem algumas regrinhas que podem ser seguidas, como:
- tenha atenção à quantidade de publicações diárias. Fazer postagens em excesso ou nunca postar nada pode diminuir o engajamento de suas redes sociais. No Instagram, por exemplo, é recomendado postar no máximo 3 vezes por dia no feed. Já nos stories é interessante ser ativo o dia todo;
- tome cuidado com reclamações, críticas e desabafos, principalmente sobre empresas ou clientes que já trabalhou. Isso pode causar uma má impressão em seus seguidores;
- é interessante mostrar um pouco de sua vida pessoal no seu perfil profissional para criar um vínculo com os seguidores, mas tome cuidado com o excesso de exposição;
- compartilhe seu conhecimento e empenho. Lembre-se de que seu perfil profissional é para “vender o seu peixe”, então priorize conteúdos que mostrem o seu serviço.
Faça networking
A tradução literal de networking é rede. Esse conceito é utilizado para descrever uma conexão com pessoas ligadas por interesses em comum — normalmente relacionados ao trabalho. Essa rede de contatos profissionais é um passo importante no marketing pessoal para conseguir novas oportunidades, indicações e ideias.
Em home office, o networking se torna uma grande dificuldade, mas as redes sociais podem ser grandes aliadas nesse quesito, em especial o LinkedIn. Nessa rede, o usuário cria um perfil profissional e pode fazer conexões com outras pessoas e empresas de seu interesse. Para um bom networking, mantenha seu perfil no LinkedIn sempre atualizado, participe de grupos e publique conteúdo com chamadas atrativas para o seu público-alvo.
Outra forma de conseguir contatos profissionais é participando de eventos, palestras e workshops. Nesses eventos, você conhecerá pessoas que têm interesse nos mesmos assuntos que você, gerando uma grande oportunidade de fazer o seu marketing pessoal. Também invista em cursos e especializações para estar sempre atualizado e, assim, se tornar uma referência em sua área.
Desenvolva o autoconhecimento
Sem autoconhecimento não é possível transmitir quais são nossas verdadeiras qualidades e habilidades. É por meio dele que podemos construir a nossa identidade pessoal e crescer profissionalmente. Essa poderosa ferramenta do marketing pessoal nos permite entender melhor quem somos e para onde queremos ir. Alguns dos passos para o autoconhecimento são:
- definir quais são seus valores e propósitos;
- buscar feedbacks de pessoas próximas;
- conhecer seus pontos fortes e fracos;
- aprender a dizer não;
- exercitar emoções positivas e controlar emoções negativas.
Criar um marketing pessoal é um processo que exige muita disciplina e planejamento, mas que torna possível ganhar autoridade em sua área e se destacar. Colocando nossas dicas em prática, você criará uma imagem profissional que transmite credibilidade, além de estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes.
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